Beleza Cabelo Decoração Faça Você Mesmo Look do Dia Maquiagem Resenha

27/08/2014

Dica de Blogueira : Como ter um blog? Porque, Disponibilidade, Assunto, Dicas de nomes.

Oii gatinhas, tudo certo?! Vim iniciar uma nova tag no blog, aqui eu vou dar dicas para se ter um blog e tudo o que você precisa saber quando se tem um. Como vocês sabem o meu blog é mega novo, então vocês me perguntam... Qual a experiência que você tenho para falar sobre isso? Eu respondo... Estou nesse meio de blogs desde meus 12 anos então, são 8 anos nesse meio, já tive trilhões de blogs, porém já falei aqui que essa é minha última tentativa, nem passa pela minha cabeça abandoná-lo ou desatualizar, até porque já tenho vários posts prontos, me programei bastante antes de colocá-lo no ar... Então aqui vou postar experiências que adquirir com todo esse tempo na blogosfera, para você ter uma ideia, sou do tempo em que existia pouquíssimos blogs de beleza, eram todos blogs de tutoriais de como mexer em html, blogs onde as meninas escreviam sobre a vida pessoal, enfim... a coisa mudou muito de lá para cá, e eu fui mudando junto, hoje resolvi que vou dividir toda minha experiência com vocês! Porque resolver criar essa tag? Porque vejo por aí que muitas meninas iniciantes ainda não sabem se virar muito bem com isso, e vivem procurando tutoriais ou dicas pela internet, e também muitas meninas me fazem muitas perguntas, para não ficar sempre respondendo a mesma coisa, vou criar posts para ajudar todo mundo.


Vamos começar do início... Como ter um blog?


As primeiras coisas que você deve pensar é: 

Porque eu quero fazer um blog?
Se você quer fazer um blog para ganhar dinheiro, ganhar produto, ganhar fama, ou sei lá o que? Não é bem por aí amiga ... Vocês não sabem o quão difícil é chegar a esse patamar, se você vê blogueiras famosas, é porque elas já tem muito tempo nesse ramo, já trabalharam muuuuito mas, muuuuito tempo para chegar até ali, e também tiveram muita sorte e carisma para conseguir muitos fãs, então não vai com muita sede ao pote que não vai dar certo. Mas, se você quer um blog, porque tem algum conhecimento em alguma coisa, quer compartilhar algum assunto legal, quer fazer tutorial de coisas que as pessoas gostam de ver, quer levar como um hobbie, focar em uma coisa nova ? Então os motivos são certos, é daí que se começa, você tem que ter paciência para postar, tem que gostar de postar, você tem que saber escrever bem para desenvolver um post bem feito e bem escrito, gostar de escrever sobre o assunto que vocês escolheu, por isso é legal saber sobre o que está escrevendo.

  Tenho disponibilidade para ter um blog?
Essa pergunta é muito importante para se fazer antes de fazer um blog... Eu tenho tempo? Vou conseguir atualizar sempre meu blog? Então, isso é uma coisa que eu posso falar com muita experiência, porque minha rotina é bem corrida, mas, eu consigo atualizar sempre, a palavra que mágica que faz com que eu não me preocupe tanto com isso é ORGANIZAÇÃO, é preciso se organizar para o blog não andar todo desatualizado, num post só sobre isso eu vou dar dicas de como se organizar para o blog, mas além da organização você precisa QUERER, se você não tem tempo e vai deixar o blog de lado, então pense direitinho se você pode ou não, porque não é legal começar e não conseguir manter.

Sobre o que vou falar no blog ?
Esse é um tópico que é super importante, como eu disse no primeiro tópico, você tem que SABER sobre o que você vai falar no blog, você entende muito de cabelos, de maquiagem, de música, quer falar sobre moda, sabe criar looks legais ... Então defina sobre o que você quer que seu blog seja, blog de moda, de maquiagem, sobre unhas,  sobre livros, de beleza ... Pode ter tudo isso? Pode! Mas você tem que ter conhecimento no assunto, o que adianta escrever sobre o que não sabe? Você não vai ter um post legal se você não sabe o que está falando e seus leitores não vão dar credibilidade para você se ali no conteúdo tiver alguma informação errada, então a ideia é definir os assuntos que você possa escrever com facilidade.
Escolha o nome .
 Já decidiu que quer mesmo ter um blog, tem tempo, e já definiu sobre o que você quer falar? Então agora é a hora de escolher um nome legal. Não se engane pois essa é a parte mais difícil (na minha humilde opinião), como vocês podem ver, existem milhões de blogs por aí, e muitos deles abandonados, mas que infelizmente não dá para a gente registrar, então as vezes tempos que adaptar a url com pontos ou hifens, mas enfim, não faça isso as pressas, escolha seu servidor UOL BLOG, WORDPRESS, BLOGGER etc. O meu e o de muita gente está no blogger, é o que eu mais indico, e para mim o mais fácil de mexer. Pense direitinho no nome do seu blog, leve em consideração colocar seu nome nele ( dependendo do assunto que você quiser falar no seu blog) lembre-se que o nome do seu blog deve ter a ver com o assunto que você vai falar... 
Por exemplo, eu já tive muitos blogs e vários deles o nome me incomodou porque não me identificava, por isso coloquei o meu nome nele porque é o meu blog e vou falar não só de makes ou cabelo, mas de tudo o que eu gosto, claro, envolve isso também, claro, sou estudante de estética e já fiz cursos de maquiagem, e tenho conhecimento sobre esses assuntos, por isso, compartilharei ideias, truques e dicas sobre tais assuntos.
A dica que posso dar para você é que escolha um nome simples e de preferência em português, é bem mais fácil para o leitor aprender e digitar a url na barra de endereços, claro que para registrar esses nomes simples é bem complicado como o que eu falei lá em cima, já tem muitos blogs por aí registrados, mas você terá que adaptar, mas se você gosta de uma palavra em inglês, francês, etc... vale a pena, lembre-se tudo tem que ter a ver com você, com seu gosto e com seu jeito.

- Exemplos com seu nome: 

Blog da Ju, Make Up da Ju, Ju Make up, Resenhas da Ju, Ju Beauty, Ju fashion blog, Looks da Ju, Diário da Ju, Cabide da Ju, Truques da Ju. It Ju.

- Aleatórios

Mimos de mulher, Menina feminina, Doce perfume, Sempre arrumada,  Beleza impecável, Pele de princesa, Sapatinho vermelho, Sapatinho de cristal, Como um cisne, Fina menina, Diário de feminices, Lápis de olho, Lápis de escrever, Máquina de escrever, Encantos femininos, Cabideiro fashion, Vou te contar meu Segredo, Salto de brilhantes etc.

Quando você definir o nome do seu blog, você vai no seu servidor e registrará, provavelmente já tenha um blog com esse nome no mundo, mas como eu disse, adapte com o nome blog na frente ou atrás da url, com prontos ou hifens, até dar certo.

Pronto, Criei o Blog!

O primeiro passo foi dado, antes de inaugurar o blog com o primeiro post sugiro que comece a desenvolver seus posts, escolha os assuntos que quer abordar e coloque a mão na massa, salve em rascunhos... Vou fazer um post só sobre isso! Mas antes de pensar em inaugurar, temos que ter um layout, no próximo post da série falarei tudo sobre como ter um layout legal para o seu blog, então fiquem ligadas na próxima semana.

Bom meninas, por hoje é isso, um post super completo né ? Espero que tenha sido bem útil, tentei colocar resumidamente tudo o que é preciso saber antes de criar um blog, até a etapa em que ele é registrado, então nos próximos posts abordarei assuntos super interessantes sobre layout, organização da barra lateral, como organizar os posts, como formatar os posts etc. Fiquem ligadas, por hoje é só, não esqueça de compartilhar com os amigos, se você tem um amigo/amiga que pensa em fazer um blog, manda o link para ele.
Um beijão e até a próxima.

 

5 comentários:

  1. Nossa querida, seu blog é um sonho. Muito lindo, muito fofo. Vou adorar ler as suas dicas para o blog.
    www.laisagss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, quem pensa que ter um blog é fácil, temos que nos virar nos 30 para administrar a vida e o blog, mas é muito prazeroso e gratificante pra quem gosta.
    Eu adoro e ver os comentários das minhas leitoras não tem preço.
    Lindo seu blog Bru.
    Beijos ♥

    www.cantinhodacarii.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sorte com seu blog !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a diiiiicaaaa, concordo plenamente com muita coisa, principalmente o porque de você criar um espacinho só seu! Eu fiz um blog porque havia extraído a unha e queria parar de roer, não queria passar por outra cirurgia daquelas por causa de abscesso ao arrancar as cutículas nos dentes então, fiz um espacinho e fui contando tudo que passava, cada uma que fazia, os avanços e aprendi a me maquiar melhor, cuidar dos cabelos, look, entre outras coisas que fui lendo e me interessando. Depois disso, consegui algumas parcerias e ganho algumas coisas também, poucas mas ganho, mas claro, vem depois de muita dedicação.

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona amei o post
    Muita gente realmente pensa que blog é coisa boba
    Mais eu creio que todas vemos como um trabalho
    Beijos e sucesso
    http://mundofemininodanivia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...